19.11.04

ESTA NOITE, NO RITZ LOUNGE:...ROBERT MITCHUM?



Que era um excelente actor, já todos o sabíamos: bastaria a sua participação no supino The Night Of The Hunter/A Noite do Caçador (1955) para garantir a sua imagem no altar do bom gosto.Mas quantos sabiam que Robert Mitchum foi também um emérito lounge singer ?
Bom,para dizer a verdade - muitos. Há algum tempo que o seu disco Calypso- Is Like So...(Capitol, 1957/Scamp, 1995) é objecto de culto entre os fanáticos da easy listening, modalidade Exótica.
Diz a lenda que Mitchum apaixonou-se pelo calypso enquanto filmava Fire In The Hole. A Capitol - editora de Dean Martin e Sinatra - soube da paixão e quis torná-la realidade...facturando assim à boleia do então muito popular Harry Belafonte. Surgiu então o extraordinário Calypso..., em que o actor dá o seu melhor num registo de Dean Martin-e-Harry-Belafonte-após-terem-emborcado-sete-garrafuchas-de-rum.
A seminal The Essential Guide To Martini Music and Easy Listening, da Music Hound, refere que os efeitos da audição do disco "deixam o ouvinte na dúvida entre o atirar-se à pista de dança ou o rir alto". Eu tive o privilégio de ouvir - e é uma mistura dos dois.
Mesmo assim, Calypso...contém pérolas como I Learn the Merengue, Mama ou o maravilhoso What Is This Generation Coming To ?
Não é preciso ser um génio da semiótica para adorar aquela capa: um Mitchum versão arrasa-corações contracena com uma bela nativa em fundo e uma garrafa de rum em primeiro plano.
A breve carreira de cantor de Robert Mitchum terminou em 1967, mas a memória perdura.Tentem a vossa sorte aqui.

6 Comments:

Blogger Ahab said...

Major,

Tu postas pouco mas sempre que postas mudas a vida de um homem!!!

Aconteceu com este post. Excelente!!!!

8:30 PM  
Blogger ana said...

Um lugar onde me sinto bem.

Obrigada.

11:13 AM  
Blogger jorge said...

good stuff!
abraço.

10:39 AM  
Blogger major said...

Obrigado a todos.Procurarei, a partir de agora, ser mais produtivo.E voltem sempre a esta casa.

Um abraço,
Nuno Miguel Guedes

4:08 PM  
Blogger Inês said...

mas não há bartender, nesta casa?

1:07 PM  
Blogger Flávio said...

Muito bem. E não nos esqueçamos igualmente de O Arrependido, com o grande Mitchum.

Se me permites, só uma correcçãozinha sem importância: em Portugal, chamaram o filme A Sombra do Caçador, vá lá saber-se porquê.

8:27 PM  

Post a Comment

<< Home

Site Meter