19.12.04

É NATAL NO RITZ: WHITE CHRISTMAS, DE IRVING BERLIN


Irving Berlin. O grande Jerome Kern, compositor emérito e que tem a seu favor "apenas" ter inventado o formato clássico de canção popular que vigora até hoje, dizia que Berlin não era só um grande autor da música americana, era "a Música Americana". E muito provavelmente tinha razão.
Nascido numa família judia russa, Berlin decidiu tentar a sua sorte desde cedo. Foi para a América e aos doze anos não sabia uma palavra de inglês. E no entanto...no entanto foi o compositor e autor mais importante do magnífico songbook americano. Fazia letra e música (que aprendeu tocando as teclas negras do piano) e nessa proeza era apenas comparável a Cole Porter. Mas mesmo Porter lhe deve muito (diz-se que foi Berlin a convencê-lo a escrever para a Broadway) e na sua seminal list song You're The Top, o sofisticado Cole presta-lhe homenagem no verso "You're the top/you're a Berlin ballad".
Ao contrário da erudição cosmopolita de Porter ou do perfeccionismo irónico das letras de Lorenz Hart, Berlin reperesentava o americano comum. Escrevia o que todos entendiam, sem letras remissivas. Era o plain joe que ali estava. E quando, a partir de 1943, a Broadway abandonou as intrigas de ricos diletantes para se ocupar dos problemas de toda a gente (com Oklahoma!), Berlin teve o seu apogeu. Antes, escreveu para a Tin Pan Alley - essa fábrica de canções - e para os filmes de Astaire (que considerava o seu modelo de cantor).
White Christmas - que é, por agora o que nos interessa- não será nem a melhor canção de Natal (dou esse lugar a Christmas Song) e muito menos a melhor canção de um homem que escreveu How Deep Is The Ocean, Isn't it a lovely day ou Cheek To Cheek. Mas foi - é - a mais famosa, com o espantoso número de sete milhões de cópias vendidas em 1942, data em que foi editada.
Apareceu no filme Holiday Inn, veículo para Bing Crosby. E a sua particularidade é esta: mais do que uma canção que celebra a quadra é uma canção de saudade, de anseio."Eu sonho com um Natal branco"... Este verso, para um país que tinha os seus homens longe, a combater num conflito mundial, apertava o coração. Nesse sentido, White Christmas é tudo menos o que o Natal deveria ser: melancolia, nostalgia, desejo por satisfazer, desconforto, vontade de regresso. "Natal", aqui, é apenas uma alegoria para "casa". Assim, White Christmas é a canção de Natal que não é sobre o Natal.

White Christmas (Berlin)

I'm dreaming of a white christmas,
just like the ones I used to know
Where the treetops glisten
and children listen
to hear the sleigh bells in the snow

I'm dreaming of a white christmas,
with every christmas card I write
May your days be merry and bright,
and may all your christmases be white


A única versão possível para recomendar é a de Bing Crosby. A canção é dele.
Para mais informações sobre Berlin e White Christmas, ver aqui.



9 Comments:

Blogger GS said...

falta um verso a seguir a "and children listen" - "To hear sleigh bells in the snow" ;-)

6:05 PM  
Blogger major said...

Oooops...Tens toda a razão, GS. Tratarei disso agora mesmo.Bom Natal.

7:01 PM  
Blogger Clan said...

Uma sugestão da época...a receita de Eggnog. Bom Natal!

8:43 AM  
Blogger ana said...

Um blog de verdadeiro serviço público... prazer e conhecimento casaram-se e vieram morar para o Ritz... peço desculpa pelo elogioso comentário...mas é mesmo um lugar que dá sentido à expressão "bom gosto".

3:47 PM  
Blogger major said...

Ana, não tem nada que pedir desculpa...Só me parece é demasiado generosa. Muito obrigado,e um bom 2005.

Nuno

5:32 PM  
Blogger Long Island Guide said...

Hi,

I am looking around many blogs to see how and what to write about. I like what you have here and was wondering if you can help me out. I know that this is not on the subject you are talking about, but any help would be appreciated.

I was thinking of writing about long island hotels What do you think? Check the site and let me know.

Best regards,

Lon

9:43 AM  
Blogger Long Island Guide said...

Hi,

WOW , This is interesting, I've been looking around to get some ideas for our blog. Haven't started yet. I'm hoping you can give some advise. Here's my topic and website. Please take a look.

hotels in long island new york . It pretty much covers hotels in long island new york related stuff.

Can you check it out and if you can suggest something I would love to hear your comments. :-)

Best regards,

Lonny

3:47 AM  
Blogger Long Island Guide said...

Hi,

I just browsing through some blogs to get some ideas for mine, I hope you don't mind. I would like your opinion because you have a great blog here!

I wish to start writing about long island limousines What do you think?

Come and check out my site let me know if you think my topic would spark an interest.

Best regards,

Lonny

5:02 AM  
Blogger Long Island Guide said...

Hi,

This is interesting, I've been looking around to get some ideas for our blog. Haven't started yet. I'm hoping you can give some advise. Here's my topic and website. Please take a look.

long island sound . It pretty much covers long island sound related stuff.

Come and check it out and if you can suggest something I would love to hear your advice :-)

Best regards,

Lonny

12:43 PM  

Post a Comment

<< Home

Site Meter